07.2021

BRANDING

Brites

Branding
Social Media
“Não há cá espigas, nem castanhos torrados”.
Durante o processo de descoberta foi esta a frase que denunciou, desde logo, o que seria a Brites – uma marca arrojada e inovadora que, apesar de beber das referências clássicas da padaria e pastelaria francesa, se demarca da sua comunicação convencional.
Trata-se de uma loja de fabrico próprio e artesanal situada no Porto, mas com potencial de expansão.
É no processo de produção que residem os seus pontos diferenciadores, que culminam num produto de qualidade superior. A fermentação é natural, os produtos são locais e de origem conhecida, tornando a cadeia de distribuição tão curta quanto possível.

Conceito

A materialização deste branding nasce da lendária da personagem que dá nome à marca: Brites de Almeida, vulgarmente conhecida como Padeira de Aljubarrota.

Toda a identidade da marca foi pensada e criada a partir da forma do seu forno onde, segundo nos conta a lenda, Brites de Almeida encontrou sete castelhanos invasores escondidos, que acabaria por matar munida apenas da sua pá.

Tornou-se numa figura incontornável da história portuguesa e o seu nome será sempre sinónimo da bravura e resiliência de um povo que lutou e venceu os castelhanos, assegurando a independência do reino.

Volvidos mais de 600 anos, é deste mesmo forno que extraímos as bases para desenvolver todos os pilares de comunicação da marca Brites.