Skip to main content

Parecia, não parecia? Mas já que aqui estás... Somos um colectivo de poucos. Semeamos ideias e colhemos resultados. Acreditamos em soluções que vingam à boleia de estratégias. Fazemos da liberdade de expressão bandeira e vivemos para simplificar processos.

Notícias

Teoria da Vaca Roxa: o que é (e porque é que deves ser uma)

By 15 de Novembro, 2021No Comments

31.03.2021. MARKETING

Teoria da Vaca Roxa: o que é (e porque é que deves ser uma)

Sara Alves
Account Manager & Copywriter

Sê uma bonita e robusta vaca roxa!…

A Teoria da Vaca Roxa já não é nova, mas torna-se cada vez mais atual.

Seth Godin conta-nos, em Purple Cow: Transform Your Business by Being Remarkable, o livro que acaba depois por batizar a teoria, que numa viagem a França com a sua família, ficou encantado com os enormes pastos verdes repletos de vacas ao pé da estrada. Foram quilómetros de fascínio pelo que viam.

Até que o fascínio deu lugar ao aborrecimento. A paisagem era realmente encantadora, mas acabou por deixar de o ser quando a sensação de novidade passou. Bastaram alguns quilómetros para o fascínio ser substituído pela monotonia.

E se houvesse uma vaca roxa no meio do pasto? Aí, a atenção seria imediata e duradoura.

Com isto, e formulando a Teoria da Vaca Roxa, Godin mostra-nos o quão importante é que um produto seja único e notável para que possa destacar-se num mercado cada vez mais saturado. Sobressair para sobreviver, numa estratégia máxima de diferenciação.

Muitas vezes, é o medo o maior inimigo da criação de vacas roxas, principalmente quando não há garantias de que a tentativa culmine num sucesso de notoriedade. Não vamos mentir, há muitas tentativas que acabam em enormes – mas bonitos – fracassos.

A fórmula é mais do que sabida: tentar até o resultado ser realmente diferenciador. Ser bom já não chega. E ser muito bom já é o mínimo olímpico.  Por isso, num mundo repleto de vacas malhadas, sê uma vaca roxa!

Seth Godin, o autor da Teoria da Vaca Roxa

Se já deste alguns passos no mundo do Marketing Digital, Seth Godin não deverá ser um nome estranho para ti. Se já procuraste frases inspiracionais no Pinterest, também podes já ter tropeçado na obra deste autor norte-americano.

Seth Godin fundou e assimiu funções como CEO de uma das primeiras empresas de Marketing Digital, a Yoyodyne, que foi posteriormente vendida à Yahoo (1998).

Mais tarde, Godin acabaria por se afirmar como autor e palestrante, tornando-se num dos mais reconhecidos profissionais da área.

Para além de Purple Cow: Transform Your Business by Being Remarkable, Godin publicou uma série de outros livros relacionados com Marketing e publicados também em português:

  • This is Marketing: You Can’t Be Seen Until You Learn To See
  • Permission Marketing
  • Small is The New Big: And 183 Other Riffs, Rants and Remarkable Business Ideas
  • The Practice: Shipping Creative Work